sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Investimento do Estado em produções com temas LGBT


Estado investe R$ 400 mil em produções com temática LGBT

Em 2012, produções culturais com temática LGBT - população que inclui lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - receberão apoio financeiro da Secretaria de Estado da Cultura por meio de um edital do Programa de Ação Cultural (ProAC-Editais)Os interessados devem inscrever seus projetos até o dia 28 de setembro.

No ano passado, entre os projetos aprovados pelo ProAC, o espetáculo teatral “Não conte a ninguém”, estrelado pela Cia. Artera de Teatro, foi muito bem recebido pelo público. A trama retrata o reconhecimento da homossexualidade de forma sensível e delicada. Já o cantor Paulo Azaviche, irá resgatar canções da MPB que tenham relação com a diversidade sexual, para a gravação de um disco apoiado financeiramente pelo programa.

Neste ano, o concurso lançado no mês de agosto sofreu algumas alterações com o objetivo de atender melhor às demandas do público e da classe artística. Diversas expressões culturais serão contempladas desde que sejam desenvolvidas a partir de temas LGBT. Entre as atividades descritas no edital estão: publicação de livros, gravação de CD e DVD, espetáculos de dança e de teatro, entre outros.

Os dez melhores projetos serão escolhidos e receberão cada um R$ 40 mil para a execução. O edital voltado à temática LGBT está disponível, na íntegra, no site da Secretaria de Estado da Cultura (www.cultura.sp.gov.br).


http://www.diariodemarilia.com.br/Noticias/115254/Estado-investe-R-400-mil-em-produes-com-temtica-LGBT

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Anúncio com teor homofóbico causa indignação em todo o país



Um anúncio publicado na edição de segunda-feira (3) do 'Folha de Pernambuco' tem causado indignação em todo o país e tem sido alvo de crítica nas redes sociais. A peça, que é uma campanha do Fórum Pernambucano Permanente Pró Vida (FPPPV) chamada "Pernambuco não te quer", coloca a palavra 'homossexualismo' ao lado de 'pedofilia', 'prostituição' e 'exploração sexual de menores'.

Segundo o site do grupo que criou o anúncio, a campanha ataca de frente a exploração do turismo sexual no estado. "Nesta campanha, a organização se manifesta abertamente contra comportamentos e atitudes anticristãs como a pedofilia, a prostituição, a exploração sexual de menores e a proliferação do homossexualismo", acrescenta o texto. 


Ele faz referência à campanha da Prefeitura de Recife para atrair turistas para a cidade, chamada "Recife Te Quer". A prefeitura da capital pernambucana divulgou uma nota de esclarecimento, em que lamenta o anúncio publicado, o qual "desrespeita frontalmente o público LGBT, apropriando-se indevidamente do conceito de uma marca construída pela gestão municipal ao longo dos últimos anos, o "Recife Te Quer"".


Ainda em nota, a prefeitura reforça que "o posicionamento homofóbico da instituição responsável pelo anúncio não reflete a realidade vivenciada pelos turistas que nos visitam. O Recife é reconhecidamente um destino friendly e não compartilha com qualquer ato de homofobia [...] Por último, deixamos um recado para todas as cores, religiões, opções e diversidades: o Recife te quer sempre". 

Diante da repercussão provocada pelo anúncio, o Folha de Pernambuco manifestou-se nesta terça-feira (4) em sua página no Facebook. "Erramos! Pedimos desculpas e garantimos que tal episódio não se repetirá. Sobre o anúncio publicitário do instituto Pró-Vida publicado na edição de segunda-feira, 3 de setembro de 2012, a Folha de Pernambuco afirma que seu conteúdo de forma alguma reflete a opinião do jornal, cuja prática sempre foi a de divulgar e promover todas as ações que esclarecem e propagam a tolerância e o respeito aos direitos humanos [...] Reconhecemos como dever assegurar o respeito ao próximo e não tolerar qualquer tipo discriminação, seja ela racial, religiosa ou sexual".